“Iniciação ao parapente Online”

 

 

 

GPS – Iniciação de parapente

Didática das TIC

 

 

Guia Pedagógico nível 1 de parapente

Este GPS aponta orientar o processo de aprendizagem à iniciação ao parapente online para alunos de nível 1.

Neste documento terá informação sobre as temáticas a ter em conta, nas competências a desenvolver, no processo de aprendizagem, como será a avaliado, entre outros aspetos importantes para concluir este percurso pedagógico.

 

 

Introdução:

O parapente é uma modalidade que iniciou em Portugal por volta da década de 80 do sec. XX. O parapente é uma atividade de voo livre, é um desporto federado com regras bem definidas. Na legislação Portuguesa é necessário obter uma licença para poder pilotar parapente, quem atribui essa licença é da Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL) por delegação do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). A FPVL estabelece um conjunto de escolas e promove formações e atualizações a instrutores de Parapente habilitando-os a dar formação aos candidatos a pilotos de Parapente.  A formação obedece ao Regulamento de Instrução e Titulações (RIT), tem que concluir com êxito os 3 Níveis na parte prática e, no final dessas o exame teórico para poder ficar autorizado a voar sozinho (piloto autónomo), recebe uma licença emitida pela FPVL, esta reconhecida internacionalmente pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI). 

A multimédia está cada vez mais acessível e frequentado no nosso cotidiano, através da internet, telemóveis entre outros, por isso o ensino/aprendizagem pode ser potencializada através das T.I.C. com a disciplina Didáticas das TIC, na aprendizagem da “nomenclatura do equipamento de parapente” bem como o seu manuseamento no primeiro nível.

 

 

Guia Pedagógico Iniciação de parapente nível 1 de parapente

Este GPS aponta orientar o processo de aprendizagem à iniciação ao parapente online para alunos de nível 1.

Neste documento terá informação sobre as temáticas a ter em conta, nas competências a desenvolver, no processo de aprendizagem, como será a avaliado, entre outros aspetos importantes para concluir este percurso pedagógico.

 

 

 

Enquadramento / Objetivos:

A aprendizagem de parapente nos primeiros momentos é mais direcionada para a familiarização do equipamento, com a abordagem da nomenclatura do equipamento de parapente e quase em simultâneo no contato com o material. Mas após isso, há que reforçar os conhecimentos teóricos. A parte teórica vai estar disponível em aulas online, com recursos multimédia, assim sendo a formação presencial é mais direcionada para discussão dos trabalhos realizados online e executa-las na parte prática.

 

O aluno no final deve saber:

Aulas teóricas

  • Identificar todo equipamento necessário para voar em parapente;
  • Identificar os componentes de uma Asa de Parapente;
  • Cuidados a ter com o material;
  • Identificar os componentes e saber como equipar corretamente o Arnês (cadeira) de Parapente;
  • Saber os paços corretos ao equipar, para voar em segurança;
  • Saber os procedimentos corretos nos inflados (manobras de adaptação ao voo no solo).

Aulas práticas

  • Reconhecer todo equipamento necessário para voar em parapente;
  • Reconhecer os componentes de uma Asa de Parapente;
  • Equipar corretamente o arnês de Parapente;
  • Equipar de forma correta para voar em segurança;
  • Exemplificar os procedimentos corretos nos inflados.

 

 

Competências a desenvolver:

O aluno no final desta UC terá que saber identificar os componentes do equipamento e usá-los corretamente, bem como os cuidados a ter com o material de parapente.

 

 

Destinatários:

Esta UC é para alunos a iniciar o nível 1 do curso de pilotos parapente (autónomo).

 

 

Pré-requisitos:

Ter idades desde dos 16 aos 70 anos (se menor tem que ter autorização dos pais), o seguro tem que estar atualizado bem como toda a sua documentação necessária para a prática de parapente, atestado médico e estar inscrito na Federação Portuguesa de Voo Livre.

 

Programa da UC:

Uma vez que a parte teórica pode estar disponível online, já assim a formação no momento presencial é mais orientada para a parte prática.

Programa

Aula

Hora

Prev.

Atividade

Datas

Disponibilização

Online

 

Disponibilizada Bibliografia, Sitografia;

Será posta à disponibilização de Sites, recursos multimédia, vídeos, fotos, bibliografia e documentos de apoio às atividades a realizar;

Será disponibilizado um fórum para esclarecimento de dúvidas

08-09-12

Até

23-09-12

Não presencial

 

Fórum dúvidas

08-09-12

Até

30-09-12

 

 

Os alunos no início desta UC irão preencher um questionário online.

09-09-12

Aula presencial

 

4

Apresentação dos elementos dos grupos (instrutores e alunos);

Explicar o funcionamento desta UC.

09-09-12

Aula não presencial

 

4

Construir um documentário sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”, (em grupo).

09-09-12

Até

29-09-12

Aula assíncrona

 

2

O professor solicita a participação no fórum para a construção de um documento com os “componentes da asa”.

10-09-12

Até

13-09-12

Aula síncrona

 

2

Através Wiki, o grupo irá construir um documento comum com recursos e atividades disponíveis na plataforma, “como equipar o material de voo”.

14-09-12

Aula presencial

 

2

Esclarecimento de dúvidas que tenham surgido na ausência do equipamento físico;

Debate sobre o equipamento, procedimentos e cuidados.

Ver um filme de iniciação ao parapente com o grupo;

15-09-12

Aula presencial

 

3

Demonstração na prática os conhecimentos que adquiriu online “como equipar o material de voo”.

15-09-12

Aula presencial (prática)

 

6

Início do inflado (treino prático propriamente dito), tentando sempre aperfeiçoar a técnica de alpino.

16-09-12

Aula presencial

 

2

Apresentar um documentário sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”.

30-09-12

 

 

 

 

 

Atividades previstas:

Atividades

Tipo de aula

Horas

Previstas

Datas

  • Fórum dúvidas;

Não presencial

 

09-09-2012 Até

30-09-2012

  • Apresentação

Presencial

4

09-09-2012

  • Fórum “documentário”;

Não presencial

4

09-09-2012 Até

29-09-2012

  • Fórum do documento “componentes da asa”

Assíncrono

2

10-09-2012 Até

13-09-2012

  • Wiki;

Síncrono

2

14-09-2012

  • Filme;

Presencial

2

15-09-2012

  • Demonstração;

Presencial

3

15-09-2012

  • Inflados;

Presencial

6

16-09-2012

  • Fórum “documentário”;

Presencial

2

30-09-2012

 

 

 

Tempo dedicado para momentos síncronos e assíncronos (previstas):

Síncronos

Assíncronos

2 horas 

2 horas

 

 

Tempo destinado as aulas presenciais e não presenciais (previstas):

Presenciais

Não presenciais

17 horas 

4 horas

 

 

 

Atividades, tarefas e os recursos disponíveis:

Atividade

Tarefa

Recursos 

Fórum dúvidas

Será disponibilizado um fórum para esclarecimento de dúvidas.

Computador;

Internet;

Plataforma Moodle;

Auxílio do instrutor.

Apresentação

Conhecer todas as pessoas envolventes (instrutores, alunos, instalações e equipamento);

Explicar o funcionamento da UC.

Sala de aula;

Instrutore;

Alunos.

Fórum documentário

Os alunos têm que construir um documentário sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”, (em grupo).

No final o grupo apresenta o documentário construído: “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”;

Computador;

Internet;

Ficheiros de apoio;

Plataforma Moodle;

Máquina fotográfica e ou vídeo;

Sitografia;

Videoprojector.

Fórum do documento

Após a leitura da bibliografia e Sitografia disponibilizada:

Os alunos irão responder a uma pergunta no fórum, “componentes da asa”

Computador;

Internet;

Ficheiros de apoio;

Plataforma Moodle;

Sitografia.

Wiki;

Através Wiki, o grupo irá construir um documento sobre “como equipar o material de voo”.

Computador;

Internet;

Ficheiros de apoio;

Plataforma Moodle;

Sitografia.

Filme

Ver um filme de iniciação ao parapente com o grupo;

Discutir entre todos sobre o filme e analisarmos o ponto de vista de cada um.

Sala;

Computador;

Internet;

Videoprojector.

 

Demonstração

Demonstrar de forma prática os conhecimentos que adquiriu online “como equipar o material de voo”.

Sala;

Asa;

Cadeira;

Capacete.

Inflados

O instrutor explica do funcionamento do equipamento;

O instrutor exemplifica o funcionamento do equipamento;

O instrutor exemplifica como se faz um inflado de “alpino”;

O aluno começa a executar o inflado (treino prático propriamente dito), tentando sempre aperfeiçoar a técnica de alpino.

Local escolhido previamente pelo instrutor (mediante meteorologia);

Asa;

Cadeira;

Capacete.

 

 

 

Regime de avaliação de desempenho:

A participação do aluno é avaliada de acordo com o regulamento do parapente, e far-se-á de 0 a 100% (por cento). O aluno não poderá ter uma avaliação inferior a 50% (cinquenta por cento) para ser considerado apto.

Atividades

 

Avaliação %

 

  • Fórum dúvidas;

 

 

 

  • Apresentação

 

 

 

  • Fórum “documentário”;

 

10

 

  • Fórum do documento

 

10

 

  • Wiki;

 

10

 

  • Filme;

 

10

 

  • Demonstração;

 

15

 

  • Inflados;

 

40

 

  • Fórum “documentário”, (apresentação)

 

5

 

 

Total

100

 

 

 

 

Trabalho estimado para os períodos presenciais e não presenciais:

Atividades

Tipo de aula

Horas Prev.

Presenciais

 Horas Prev.

Não Presenciais

  • Fórum dúvidas;

Não presencial

 

 

  • Apresentação

Presencial

4

 

  • Fórum “documentário”;

Não presencial

 

4

  • Fórum do documento

Assíncrono

 

2

  • Wiki;

Síncrono

 

2

  • Filme;

Presencial

2

 

  • Demonstração;

Presencial

3

 

  • Inflados;

Presencial

6

 

  • Fórum “documentário”;

Presencial

2

 

 

Total

17

8

 

 

 

Calendário de execução:

Atividades

09-09-2012 Até 30-09-2012 de aula

Horas

Previstas

Datas

  • Fórum dúvidas;

Não presencial

 

09-09-2012 Até

30-09-2012

  • Apresentação

Presencial

4

09-09-2012

  • Fórum “documentário”;

Não presencial

4

09-09-2012 Até

29-09-2012

  • Fórum do documento “componentes da asa”

Assíncrono

2

10-09-2012 Até

13-09-2012

  • Wiki;

Síncrono

2

14-09-2012

  • Filme;

Presencial

2

15-09-2012

  • Demonstração;

Presencial

3

15-09-2012

  • Inflados;

Presencial

6

16-09-2012

  • Fórum “documentário”;

Presencial

2

30-09-2012

 

 

 

As regras de participação:

  • Os alunos no início desta UC irão preencher um questionário online.
  • Ler a bibliografia de apoio disponibilizado;
  • Os alunos podem colocar questões no fórum de dúvidas para serem esclarecidas pelo instrutor;
  • Os alunos terão que construir em grupo um documentário, colocado no fórum documentário, sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”. Será em grupo para possibilitar o uso de máquinas fotográficas ou de vídeo, com o intuito de alargar a imaginação e a criatividade do grupo e será apresentado e debatido no final;
  • Os alunos irão responder individualmente a uma questão colocada no fórum documento, “componentes da asa”;
  • Cada aluno no seu local apropriado na Wiki irá contribuir com a sua participação sobre “como equipar o material de voo”;
  • Os alunos irão individualmente enviar um documento com a sua opinião das vantagens e desvantagens sobre a avaliação das aprendizagens online;
  • Os alunos e os instrutores vêm um filme de iniciação ao parapente, no final sucederá um debate sobre o filme e o ponto de vista de cada um.
  • O aluno terá que demonstrar de forma prática os conhecimentos que adquiriu online “como equipar o material de voo”.
  • O instrutor explica e exemplifica o funcionamento do equipamento, fazendo de seguida inflado de “alpino”. Depois os alunos começam a praticar os inflados (treino prático propriamente dito), tentando sempre aperfeiçoar a técnica de alpino, com o apoio do instrutor.

 

 

 

 

Recursos

 

Questionário:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dDBaVUJ2ZFdadnBVcWFpTVlob29xNVE6MQ

 

 

Sitografia

 https://www.aeroclubemirandela.pt/parapente/,  ONLINE. Consultado em 30-05-2012.

https://www.fpvl.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=36&Itemid=82, ONLINE. Consultado em 31-05-2012.

https://wind-nordeste-parapente.webnode.pt/didatico/, visitado em 28-06-2012.

https://parapentenordeste.blogspot.pt/p/cursos-de-parapente.html, visitado em 28-06-2012.

https://www.sam-cam.com/, visitado em 29-06-2012

 

Bibliografia

Januário, C. (2012). Albino Maria - Um Prémio ao Desporto. Porto: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santerém.

Lencastre, J. A., Monteiro, A., Almeida, A. C., Moreira, J., Matos, A., Vieira, C., et al. (2012). Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plantaformas Digitais (1 ed.). Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores.

Livre, F. P. (24 de Fevereiro de 2011). GENERALIDADES / NOMENCLATURA / O VOO. Obtido em 22 de Maio de 2012, de Instrução: https://www.fpvl.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=36&Itemid=82

Vaz Freixo, M. J. (2011). Metodologia Científica (3ª ed.). Lisboa: Instituto Piaget.

Vaz Freixo, M. J. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. 2.ª Ed. Lisboa: Instituto Piaget.

 

 

 

Trabalho realizado por: José Dias em 09-07-2012

 

 

Contacto

Didática das TIC

2011 /2012

Comentários

Promotion site

TommyBow | 19-11-2023

Hello dear friend, I would like to offer placement of your link (or links) on different platforms of the internet such as: forums, blogs, comments and much more. . .

Increase your Visibility Boost Your Seo Rank - Get Organic Traffic From Google. Ranking in Google isn’t hard. All you need is a healthy number of backlinks from referring domains that have authority and trust in Google’s eyes.

This Backlinks Service Benefits:

1. Easily get Google rankings

2. Get a lot of traffic from Google

3. You can earn from the website in different ways

4. Increase Domain Authority (DA)

Quality guaranteed !

PRICE - 10$

WhatsApp: +1 (251) 840-379
Email: promotionyoursites@gmail.com

Novo comentário