“Iniciação ao parapente Online”
GPS – Iniciação de parapente
Didática das TIC
Guia Pedagógico nível 1 de parapente
Este GPS aponta orientar o processo de aprendizagem à iniciação ao parapente online para alunos de nível 1.
Neste documento terá informação sobre as temáticas a ter em conta, nas competências a desenvolver, no processo de aprendizagem, como será a avaliado, entre outros aspetos importantes para concluir este percurso pedagógico.
Introdução:
O parapente é uma modalidade que iniciou em Portugal por volta da década de 80 do sec. XX. O parapente é uma atividade de voo livre, é um desporto federado com regras bem definidas. Na legislação Portuguesa é necessário obter uma licença para poder pilotar parapente, quem atribui essa licença é da Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL) por delegação do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). A FPVL estabelece um conjunto de escolas e promove formações e atualizações a instrutores de Parapente habilitando-os a dar formação aos candidatos a pilotos de Parapente. A formação obedece ao Regulamento de Instrução e Titulações (RIT), tem que concluir com êxito os 3 Níveis na parte prática e, no final dessas o exame teórico para poder ficar autorizado a voar sozinho (piloto autónomo), recebe uma licença emitida pela FPVL, esta reconhecida internacionalmente pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI).
A multimédia está cada vez mais acessível e frequentado no nosso cotidiano, através da internet, telemóveis entre outros, por isso o ensino/aprendizagem pode ser potencializada através das T.I.C. com a disciplina Didáticas das TIC, na aprendizagem da “nomenclatura do equipamento de parapente” bem como o seu manuseamento no primeiro nível.
Guia Pedagógico Iniciação de parapente nível 1 de parapente
Este GPS aponta orientar o processo de aprendizagem à iniciação ao parapente online para alunos de nível 1.
Neste documento terá informação sobre as temáticas a ter em conta, nas competências a desenvolver, no processo de aprendizagem, como será a avaliado, entre outros aspetos importantes para concluir este percurso pedagógico.
Enquadramento / Objetivos:
A aprendizagem de parapente nos primeiros momentos é mais direcionada para a familiarização do equipamento, com a abordagem da nomenclatura do equipamento de parapente e quase em simultâneo no contato com o material. Mas após isso, há que reforçar os conhecimentos teóricos. A parte teórica vai estar disponível em aulas online, com recursos multimédia, assim sendo a formação presencial é mais direcionada para discussão dos trabalhos realizados online e executa-las na parte prática.
O aluno no final deve saber:
Aulas teóricas
- Identificar todo equipamento necessário para voar em parapente;
- Identificar os componentes de uma Asa de Parapente;
- Cuidados a ter com o material;
- Identificar os componentes e saber como equipar corretamente o Arnês (cadeira) de Parapente;
- Saber os paços corretos ao equipar, para voar em segurança;
- Saber os procedimentos corretos nos inflados (manobras de adaptação ao voo no solo).
Aulas práticas
- Reconhecer todo equipamento necessário para voar em parapente;
- Reconhecer os componentes de uma Asa de Parapente;
- Equipar corretamente o arnês de Parapente;
- Equipar de forma correta para voar em segurança;
- Exemplificar os procedimentos corretos nos inflados.
Competências a desenvolver:
O aluno no final desta UC terá que saber identificar os componentes do equipamento e usá-los corretamente, bem como os cuidados a ter com o material de parapente.
Destinatários:
Esta UC é para alunos a iniciar o nível 1 do curso de pilotos parapente (autónomo).
Pré-requisitos:
Ter idades desde dos 16 aos 70 anos (se menor tem que ter autorização dos pais), o seguro tem que estar atualizado bem como toda a sua documentação necessária para a prática de parapente, atestado médico e estar inscrito na Federação Portuguesa de Voo Livre.
Programa da UC:
Uma vez que a parte teórica pode estar disponível online, já assim a formação no momento presencial é mais orientada para a parte prática.
Programa |
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Aula |
Hora Prev. |
Atividade |
Datas |
Disponibilização Online |
|
Disponibilizada Bibliografia, Sitografia; Será posta à disponibilização de Sites, recursos multimédia, vídeos, fotos, bibliografia e documentos de apoio às atividades a realizar; Será disponibilizado um fórum para esclarecimento de dúvidas |
08-09-12 Até 23-09-12 |
Não presencial |
|
Fórum dúvidas |
08-09-12 Até 30-09-12 |
|
|
Os alunos no início desta UC irão preencher um questionário online. |
09-09-12 |
Aula presencial
|
4 |
Apresentação dos elementos dos grupos (instrutores e alunos); Explicar o funcionamento desta UC. |
09-09-12 |
Aula não presencial
|
4 |
Construir um documentário sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”, (em grupo). |
09-09-12 Até 29-09-12 |
Aula assíncrona
|
2 |
O professor solicita a participação no fórum para a construção de um documento com os “componentes da asa”. |
10-09-12 Até 13-09-12 |
Aula síncrona
|
2 |
Através Wiki, o grupo irá construir um documento comum com recursos e atividades disponíveis na plataforma, “como equipar o material de voo”. |
14-09-12 |
Aula presencial
|
2 |
Esclarecimento de dúvidas que tenham surgido na ausência do equipamento físico; Debate sobre o equipamento, procedimentos e cuidados. Ver um filme de iniciação ao parapente com o grupo; |
15-09-12 |
Aula presencial
|
3 |
Demonstração na prática os conhecimentos que adquiriu online “como equipar o material de voo”. |
15-09-12 |
Aula presencial (prática)
|
6 |
Início do inflado (treino prático propriamente dito), tentando sempre aperfeiçoar a técnica de alpino. |
16-09-12 |
Aula presencial
|
2 |
Apresentar um documentário sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”. |
30-09-12 |
Atividades previstas:
Atividades |
Tipo de aula |
Horas Previstas |
Datas |
|
Não presencial |
|
09-09-2012 Até 30-09-2012 |
|
Presencial |
4 |
09-09-2012 |
|
Não presencial |
4 |
09-09-2012 Até 29-09-2012 |
|
Assíncrono |
2 |
10-09-2012 Até 13-09-2012 |
|
Síncrono |
2 |
14-09-2012 |
|
Presencial |
2 |
15-09-2012 |
|
Presencial |
3 |
15-09-2012 |
|
Presencial |
6 |
16-09-2012 |
|
Presencial |
2 |
30-09-2012 |
Tempo dedicado para momentos síncronos e assíncronos (previstas):
Síncronos |
Assíncronos |
2 horas |
2 horas |
Tempo destinado as aulas presenciais e não presenciais (previstas):
Presenciais |
Não presenciais |
17 horas |
4 horas |
Atividades, tarefas e os recursos disponíveis:
Atividade |
Tarefa |
Recursos |
Fórum dúvidas |
Será disponibilizado um fórum para esclarecimento de dúvidas. |
Computador; Internet; Plataforma Moodle; Auxílio do instrutor. |
Apresentação |
Conhecer todas as pessoas envolventes (instrutores, alunos, instalações e equipamento); Explicar o funcionamento da UC. |
Sala de aula; Instrutore; Alunos. |
Fórum documentário |
Os alunos têm que construir um documentário sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”, (em grupo). No final o grupo apresenta o documentário construído: “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”; |
Computador; Internet; Ficheiros de apoio; Plataforma Moodle; Máquina fotográfica e ou vídeo; Sitografia; Videoprojector. |
Fórum do documento |
Após a leitura da bibliografia e Sitografia disponibilizada: Os alunos irão responder a uma pergunta no fórum, “componentes da asa” |
Computador; Internet; Ficheiros de apoio; Plataforma Moodle; Sitografia. |
Wiki; |
Através Wiki, o grupo irá construir um documento sobre “como equipar o material de voo”. |
Computador; Internet; Ficheiros de apoio; Plataforma Moodle; Sitografia. |
Filme |
Ver um filme de iniciação ao parapente com o grupo; Discutir entre todos sobre o filme e analisarmos o ponto de vista de cada um. |
Sala; Computador; Internet; Videoprojector.
|
Demonstração |
Demonstrar de forma prática os conhecimentos que adquiriu online “como equipar o material de voo”. |
Sala; Asa; Cadeira; Capacete. |
Inflados |
O instrutor explica do funcionamento do equipamento; O instrutor exemplifica o funcionamento do equipamento; O instrutor exemplifica como se faz um inflado de “alpino”; O aluno começa a executar o inflado (treino prático propriamente dito), tentando sempre aperfeiçoar a técnica de alpino. |
Local escolhido previamente pelo instrutor (mediante meteorologia); Asa; Cadeira; Capacete. |
Regime de avaliação de desempenho:
A participação do aluno é avaliada de acordo com o regulamento do parapente, e far-se-á de 0 a 100% (por cento). O aluno não poderá ter uma avaliação inferior a 50% (cinquenta por cento) para ser considerado apto.
Atividades |
|
Avaliação % |
|
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|
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|
|
|
|
10 |
|
|
|
10 |
|
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|
10 |
|
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|
10 |
|
|
|
15 |
|
|
|
40 |
|
|
|
5 |
|
|
Total |
100 |
|
Trabalho estimado para os períodos presenciais e não presenciais:
Atividades |
Tipo de aula |
Horas Prev. Presenciais |
Horas Prev. Não Presenciais |
|
Não presencial |
|
|
|
Presencial |
4 |
|
|
Não presencial |
|
4 |
|
Assíncrono |
|
2 |
|
Síncrono |
|
2 |
|
Presencial |
2 |
|
|
Presencial |
3 |
|
|
Presencial |
6 |
|
|
Presencial |
2 |
|
|
Total |
17 |
8 |
Calendário de execução:
Atividades |
09-09-2012 Até 30-09-2012 de aula |
Horas Previstas |
Datas |
|
Não presencial |
|
09-09-2012 Até 30-09-2012 |
|
Presencial |
4 |
09-09-2012 |
|
Não presencial |
4 |
09-09-2012 Até 29-09-2012 |
|
Assíncrono |
2 |
10-09-2012 Até 13-09-2012 |
|
Síncrono |
2 |
14-09-2012 |
|
Presencial |
2 |
15-09-2012 |
|
Presencial |
3 |
15-09-2012 |
|
Presencial |
6 |
16-09-2012 |
|
Presencial |
2 |
30-09-2012 |
As regras de participação:
- Os alunos no início desta UC irão preencher um questionário online.
- Ler a bibliografia de apoio disponibilizado;
- Os alunos podem colocar questões no fórum de dúvidas para serem esclarecidas pelo instrutor;
- Os alunos terão que construir em grupo um documentário, colocado no fórum documentário, sobre os “principais cuidados a ter com o equipamento de parapente”. Será em grupo para possibilitar o uso de máquinas fotográficas ou de vídeo, com o intuito de alargar a imaginação e a criatividade do grupo e será apresentado e debatido no final;
- Os alunos irão responder individualmente a uma questão colocada no fórum documento, “componentes da asa”;
- Cada aluno no seu local apropriado na Wiki irá contribuir com a sua participação sobre “como equipar o material de voo”;
- Os alunos irão individualmente enviar um documento com a sua opinião das vantagens e desvantagens sobre a avaliação das aprendizagens online;
- Os alunos e os instrutores vêm um filme de iniciação ao parapente, no final sucederá um debate sobre o filme e o ponto de vista de cada um.
- O aluno terá que demonstrar de forma prática os conhecimentos que adquiriu online “como equipar o material de voo”.
- O instrutor explica e exemplifica o funcionamento do equipamento, fazendo de seguida inflado de “alpino”. Depois os alunos começam a praticar os inflados (treino prático propriamente dito), tentando sempre aperfeiçoar a técnica de alpino, com o apoio do instrutor.
Recursos
Questionário:
Sitografia
, https://www.aeroclubemirandela.pt/parapente/ ONLINE. Consultado em 30-05-2012.
https://www.fpvl.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=36&Itemid=82, ONLINE. Consultado em 31-05-2012.
https://wind-nordeste-parapente.webnode.pt/didatico/, visitado em 28-06-2012.
https://parapentenordeste.blogspot.pt/p/cursos-de-parapente.html, visitado em 28-06-2012.
https://www.sam-cam.com/, visitado em 29-06-2012
Bibliografia
Januário, C. (2012). Albino Maria - Um Prémio ao Desporto. Porto: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santerém.
Lencastre, J. A., Monteiro, A., Almeida, A. C., Moreira, J., Matos, A., Vieira, C., et al. (2012). Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plantaformas Digitais (1 ed.). Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores.
Livre, F. P. (24 de Fevereiro de 2011). GENERALIDADES / NOMENCLATURA / O VOO. Obtido em 22 de Maio de 2012, de Instrução: https://www.fpvl.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=36&Itemid=82
Vaz Freixo, M. J. (2011). Metodologia Científica (3ª ed.). Lisboa: Instituto Piaget.
Vaz Freixo, M. J. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. 2.ª Ed. Lisboa: Instituto Piaget.
Trabalho realizado por: José Dias em 09-07-2012