Observação de Imagens Fixas

Ao longo da história da humanidade o homem produziu imagens como forma de expressar diversos aspetos do seu cotidiano. Essa produção de imagens esteve associada à arte através do desenho, da pintura, da escultura e da arquitetura, mas atualmente com a criação de outras tecnologias de produção de imagens como a fotografia, o cinema, a televisão e mais recentemente o computador, observa-se que a imagem praticamente substituiu a palavra e a escrita como meio de comunicação. É importante ressaltar que a crescente presença das imagens na atualidade é imposta, através do que alguns autores chamam de “cultura visual”.

Para podermos entender como se dá o processo de apreensão do universo visual, é importante observarmos a diferença entre visão e visualidade, segundo Rose Gillian: critério ou objetivos claros, não se fazendo uma leitura ou uma interpretação adequada dos diferentes objetos visuais, em Donde (1991):

Este excesso de imagens de diversos tipos faz com que não observemos os detalhes, as mensagens que ali estão contidas. Segundo Gombrich (1986)

 Para ver, é necessário antes, aprender a ver. O aprendizado acontece por meio de um “infinito retrocesso”, a explicação de uma coisa em termos de uma outra anterior. As representações se baseiam em ilusão, cujas regras de convencimento mudam com o tempo. Se nossa perceção é capaz de aceitar uma ilusão corrente, a obra será assimilada.

O termo leitura de imagens começou a ser utilizado por volta da década de 1970 com a introdução de novos sistemas audiovisuais, esta nova tendência se fundamentou nos estudos da psicologia da forma Gestalt e da semiótica. Sendo assim a imagem é entendida como um processo preceptivo, segundo os estudos de Arnheim (1989) a partir do momento que a imagem passa a ser compreendida como signo, é necessário que haja uma compreensão dos seus códigos. Esta tendência no campo da leitura de imagens é considerada pelos estudiosos como formalista, onde são utilizados os fundamentos da linguagem visual para levar o expectador a uma compreensão da imagem que lhe é apresentada.

 

Sitografia

O uso da leitura de imagens como instrumento para a alfabetização visual, em https://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2483-8.pdf?...,

     visualizado em 3 de julho de 2012

Imagem Fixa

A imagem tem uma importância na memorização e uma das mais antigas formas de transmitir a informação.

Regista informação de uma determinada época e de um ou mais temas, potenciador na transmissão de conhecimentos na educação didático/pedagógico e um veículo de comunicação.

imagem_fixa

Parapente

O Parapente é composto por uma asa em tecido, cosido em células, separadas por nervuras, que lhe dão o perfil, com aberturas no bordo de ataque. Da asa sai um conjunto de suspensores que vão prender às bandas e estas à cadeira onde o piloto vai sentado.   1. A asa: Confecionada...

Manual de Parapente

www.fpvl.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=36&Itemid=82#2_1

MANUAL DE INICIAÇÃO AO PARAPENTE

sam-cam.com/ficheiros/teoria/Manual%20Parapente.pdf

Contacto

Didática das TIC

2011 /2012

Dúvidas

Não foram encontrados comentários.